quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O fim, ou o início de uma caminhada!!

Nossa, desde maio não publicávamos mais nada em nosso blog, bem, enfim...
A minha primeira turma já se formou, foram 3 anos e meio de muitos aprendizados, de novos passos para o futuro... Ficamos tanto tempo sem escrever porque o último semestre foi tenso, por todas as disciplinas, estágio e TCC, mas principalmente, pelos detalhes finais da tão fonhada formatura!!

Pois é, dia 04 de Outubro de 2014 chegou, aconteceu, passou... fim de caminhada? Com certeza não! Este foi apenas o início, o primeiro passo para o futuro... e assim me despeço de minhas amadas pupilas... com o dircusro que fiz e li para vocês no DIA DA FORMATURA e, com certeza a maioria nem lembra o que disse, então, registro aqui os meus eternos sentimentos...

Lembrem de mim como uma pessoa que marcou ou não suas vidas, mas, podem ter certeza que vocês marcaram minha vida!!

Formatura Dia 04/10/2015 Sítio Hotel, São Pedro do Sul

Meses antes deste dia tão esperado por todas nós, fiquei me questionando: o que escrever para minhas amadas pupilas, e agora afilhadas? O que escrever para MINHA primeira turma, esse ‘minha’ em caixa alta, pois vocês passaram por mim, agora seguirão suas carreiras, mas sempre serão minhas eternas alunas, que inicialmente escolheram pedagogia por gostar de crianças e que agora saem desta instituição pedagogas, profissionais prontas ao serviço da docência!
Minhas pupilas, outrora indefesas crianças, agora estão diante do seu próprio tempo e suas escolhas de hoje refletirão o amanhã. Esta noite é especial, um momento de comemorarmos os 3 anos e meio que compartilhamos noites quentes, frias, chuvosas... tristezas, alegrias, nascimentos, renascimentos...
Este é um dia especial para todas nós pela alegria desta etapa concluída, da perspectiva para o caminho vindouro. Não chegaram ainda ao fim, pois a jornada é longa, mas tenho certeza de que o caminho futuro reserva gratas surpresas.
O que mais posso dizer neste momento?
PARABÉNS
São merecedoras desse diploma, sabem como ninguém o quão difícil foi a caminhada, dia após dia, semestre após semestre, ano após ano e agora estão aqui! Lindas, com lágrima nos olhos como eu... mas lágrimas de alegria, pelo dever cumprido! Por uma grande e inicial etapa acadêmica vencida!
Cada uma de vocês, Aline, Ana, Andressa Dias, Andressa Dotto, Camila, Daiana, Dinamara, Eliane, Janeri, Juliane, Mariana, Valquíria e Viviane, além da Lorizane e da Marizane que não estão junto com vocês neste cerimonial... seguirão por distintos caminhos, mas carregarão a certeza de que são profissionais diferenciadas... não apenas por terem sido as últimas a sair da universidade toda noite de aula, ou ficar comigo até no escuro com as lanternas dos celulares acessas para eu concluir a aula dos pilares da educação, mas principalmente, por acreditarem na educação!
Pensei em trazer Paulo Freire, que muito estudamos durante o curso, onde ele nos ensina que “A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo.” E vocês são essas pessoas capazes de transformar a educação.
Ou quem sabe no Rubens Alves, que diferencia escolas gaiolas, das escolas que são asas, que, essas, não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. E vocês, educadoras podem encorajar esses vôos.
Mas de todos esses escritos, um me emocionou mais neste momento... um pequeno texto de Aluísio Cavalcante Jr. que vocês colocaram em nosso blog, como homenagem à mim, pelo dia do professor do ano passado... diz assim...
SEMEADOR DE SONHOS
Conta-se que há muitos anos atrás, um professor encontrando um grande sábio que visitava a sua cidade, perguntou-lhe:
- “Mestre, como posso tornar-me um professor inesquecível, que inspire e transforme a vida de cada aluno que passe em meu caminho? ”
O Mestre olhou-o nos olhos, tocou-o levemente os ombros e disse:
- "O segredo para se tornar um professor inesquecível, é ver a escola como um jardim. Os alunos são a terra deste jardim, e aqueles que os ensinam, seus jardineiros. Cabe, então, ao professor semear nesta terra a vida em seu modo mais intenso, e depois cuidar para que esta vida cresça, alimentando-a com a esperança que em cada coração de professor é infinita.
É esta a missão maior de quem ensina: Semear, semear, semear... Fazer feliz...  Ser feliz...
Todo aquele que é capaz de ensinar e entender esta lição, tem o dom de se tornar inesquecível na vida dos alunos que passarem por seu caminho.”
----------------
Tenho certeza que serão inesquecíveis aos alunos que passarão por vocês...
Pois vocês, belas flores do meu jardim, já são inesquecíveis em minha vida... Agora chegou o momento de vocês cultivarem os seus próprios jardins, cuidando de suas flores, como eu cuidei de vocês!
Obrigada por compartilharem estes três anos e meio em minha companhia... obrigada pela confiança, pela amizade. Obrigada por fazerem-me estudar mais para conseguir explicar melhor o sentido de ser EDUCADOR... Lembram a diferença de professor para educador? Sejam sempre educadoras;

Ok, não vou dar aula hoje... vou encerrando minha fala, com o coração apertado, pois está explodindo de alegria, por estar presente neste momento, que estão colando o grau de Pedagogas... agora sim... PEDAGOGAS!!! Sempre as considerei assim, mas agora estão diplomadas...
Como já não estou mais conseguindo falar... digo um pouco mais em forma de um vídeo, recordando alguns momentos que vivenciamos...
E... o que posso concluir deste tempo que passamos juntas: Sim, valeu muito a pena!!!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário